Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Evolução favorável no fogo de Vila de Rei, mas tarde vai ser "exigente"

85% do incêndio já está dominado mas têm-se registado muitas reativações. Vento continua a dificultar as operações.

Evolução favorável no fogo de Vila de Rei, mas tarde vai ser "exigente"
Notícias ao Minuto

13:13 - 21/07/19 por Fábio Nunes

País Incêndios

O incêndio em Vila de Rei regista nesta altura uma evolução favorável, apesar de ainda não estar dominado. No briefing do início da tarde, o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, frisou que o fogo “não está totalmente dominado, mas está significativamente melhor. 85% está dominado, mas com muitas reativações”.

O vento continua a ser o principal inimigo do trabalho dos bombeiros e das restantes forças de Proteção Civil e elementos das Forças Armadas envolvidos no combate a este incêndio e o comandante Luís Belo Costa antevê uma tarde difícil.

“Estamos a entrar na hora do dia mais complexa para o trabalho que estamos a desenvolver. Temos conseguido manter o incêndio de Vila de Rei na área que ele já tinha”, disse, antes de acrescentar: “Vamos ter uma tarde de trabalho muito rigoroso e exigente”.

O incêndio em Vila de Rei está a ser combatido por 794 operacionais, apoiados por 242 veículos e 14 meios aéreos.

Luís Belo Costa referiu ainda que a decisão de manter um número elevado de operacionais em Mosteiro de São Tiago e Rolã, na Sertã, onde se registaram dois incêndios que foram dominados na madrugada deste domingo, evitou males maiores. “Se não tivéssemos mantido este contingente empenhado na Sertã estaríamos a lamentar uma reativação”, afiançou em declarações aos jornalistas.

Em Mosteiro de São Tiago mantêm-se 106 operacionais de vigilância e na Rolã estão 292 operacionais.

De momento, a estrada nacional 348 é a única via principal interdita, não por aproximação das chamas, mas por prevenção de acidentes, por estarem ali estacionadas várias viaturas de combate em "trabalhos de consolidação e combate a reativações", referiu Belo Costa.

[Notícia atualizada às 13h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório