Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 24º

Edição

Nove concelhos de cinco distritos do país em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Guarda, Portalegre e Faro estão hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nove concelhos de cinco distritos do país em risco máximo de incêndio

O distrito de Castelo Branco, onde lavram incêndios desde a tarde sábado e que provocaram oito feridos, é o que concentra o maior número de concelhos em risco máximo de incêndio: Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Penamacor e Covilhã.

Em risco máximo de incêndio estão também os concelhos de Sabugal, na Guarda, Nisa e Marvão, em Portalegre, Alcoutim, em Faro e Mação, em Santarém.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima", o IPMA colocou sob Aviso Amarelo, entre as 10:00 e hoje e as 21:00 de terça-feira, os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja e Portalegre.

O distrito de Castelo Brando está sob este aviso desde as 05:53 de hoje, um alerta que se mantém até às 21:00 de terça-feira, precisa o IPMA com comunicado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu geralmente limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral centro até ao fim da manhã.

O vento sopra fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte (35 a 45 km/h) e com rajadas até 60 km/h na faixa costeira ocidental, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e a partir da tarde.

As previsões apontam para uma pequena subida da temperatura máxima na região norte e interior centro.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29 graus Celsius em Lisboa, 31 em Faro, 24 no Porto, 35 em Bragança, 24 em Sagres e 38 em Évora.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório