Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Fogo em Vila de Rei corta EN2 e coloca três aldeias "em perigo"

Chamas estão a aproximar-se de várias habitações da localidade da Fundada e já obrigaram à evacuação da praia fluvial de Bostelim.

Fogo em Vila de Rei corta EN2 e coloca três aldeias "em perigo"
Notícias ao Minuto

18:01 - 20/07/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Castelo Branco

Uma grande frente de fogo está a aproximar-se, na tarde deste sábado, de várias habitações da localidade da Fundada, em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

Avança a TVI que a frente de fogo que está a ameaçar esta localidade, tem mais de um quilómetro e "está a ganhar terreno devido ao calor e vento que se faz sentir no local".

Já fonte da Câmara Municipal, citada pela agência Lusa, informou que a praia fluvial do Bostelim, também em Vila de Rei, foi evacuada "por precaução"

O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, explicou que o facto de várias autocaravanas utilizarem aquele local, poderia criar uma situação de pânico numa eventual necessidade de operações mais intensivas naquele local.

Além disso, disse o autarca, o fumo também contribuiu para a evacuação daquele espaço de lazer.

A Estrada Nacional 2 (EN2), entre Vila de Rei e Sertã, nas proximidades da Cumeada, está cortada ao trânsito devido ao incêndio.

"Não se passa mesmo. Até há meios operacionais que não conseguem passar", disse.

O vice-presidente disse também que três aldeias estão próximas das chamas e em "perigo", nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.

Às 18h00, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, há quatro incêndios nos concelhos de Vila de Rei e Sertã.

Na Sertã, há três incêndios que mobilizam mais de 250 bombeiros, 13 meios aéreos e 60 viaturas.

Em Vila de Rei, o incêndio mobiliza às 18h00, 157 bombeiros, 48 viaturas e quatro meios aéreos.

O incêndio de Vila de Rei, de acordo com Paulo César, tem duas frentes ativas, uma delas a progredir em direção a um dos incêndios da Sertã.

autarca disse também que o incêndio lavra numa zona de eucalipto e pinho, de regeneração natural, e que a região está a ser atingida por ventos fortes.

Ao todo, de acordo com o site da Proteção Civil, só no distrito de Castelo Branco, estão 628 bombeiros a combater fogos, auxiliados por 16 meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório