Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR apreende quatro toneladas de sardinha em sesimbra

Quatro toneladas de sardinha, com um valor estimado de 24 mil euros, foram apreendidas na sexta-feira numa embarcação em Sesimbra, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

GNR apreende quatro toneladas de sardinha em sesimbra
Notícias ao Minuto

10:34 - 20/07/19 por Lusa

País GNR

No âmbito de uma fiscalização dirigida às atividades de pesca, os militares detetaram uma embarcação que transportava quatro toneladas de sardinha, ultrapassando o limite diário de captura admissível para esta espécie, nomeadamente 3,188 toneladas, refere a GNR em comunicado.

Na sequência da operação, foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 57 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir 37.500 euros.

"O pescado excedente apreendido foi entregue em lota, para sujeição ao primeiro regime de venda", refere a GNR, adiantando que a operação foi realizada pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento Controlo Costeiro de Setúbal.

A sardinha apreendida "sardina pilchardus" "é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias", sublinha.

O seu recurso deve ser explorado de modo "a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais", acrescenta a GNR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório