Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Garrafas de plástico usadas? Devolva-as e ganhe descontos em compras

Incentivo oscila entre os dois e os cinco cêntimos por garrafa, dependendo do seu tamanho.

Garrafas de plástico usadas? Devolva-as e ganhe descontos em compras
Notícias ao Minuto

17:42 - 19/07/19 por Natacha Nunes Costa

País Garrafas de plástico

Sempre que devolver uma garrafa de plástico vai receber entre dois a cinco cêntimos de desconto para utilizar em compras. Os prémios fazem parte de um projeto-piloto lançado pelo Governo e os valores foram fixados, esta sexta-feira, por um despacho do ministério do Ambiente.

O valor do desconto depende, de acordo com o documento, do tamanho da garrafa. As garrafas de plástico entre 0,1 e 0,5 litros valem dois cêntimos, as que oscilam entre os 0,5 e os 2 litros valem cinco cêntimos.

“O prémio a atribuir não poderá ser em numerário, devendo ser adotado um mecanismo alternativo para resgate do montante pelo consumidor, nomeadamente por via de talão de desconto rebatido em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social”, refere o despacho do ministério tutelado por João Pedro Matos Fernandes.

Ao que tudo indica, até dezembro do próximo ano, serão instaladas máquinas automáticas em pontos de recolha, em diversas superfícies comerciais de norte a sul de Portugal continental, para que os utilizadores possam depositar as garrafas de plástico.

Com esta iniciativa o Governo pretende que cerca de 50% das garrafas plásticas vendidas em Portugal sejam devolvidas para reciclagem, por iniciativa própria dos consumidores.

Se o objetivo não for cumprido, o Governo admite rever o valor do prémio “em alta, durante o período de funcionamento do sistema de incentivo”.

As garrafas abrangidas são as de água, de sumo, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, ficando de fora as garrafas de plástico com bebidas lácteas, como as dos iogurtes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório