Meteorologia

  • 05 MARçO 2021
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

'Concelho mais pobre do País' coloca INE em tribunal

O presidente da Câmara de Celorico de Basto garante que vai colocar o Instituto Nacional de Estatística porque o seu concelho aparece sempre no final da lista nacional de poder de compra, avança o JN.

'Concelho mais pobre do País' coloca INE em tribunal

Ser o ‘concelho mais pobre do País’, ao aparecer todos os anos no fim da lista nacional de poder de compra, elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística, não tem agradado aos celoricenses.

“É sempre a mesma pessoa a fazer o trabalho e parte de uma base errada que gera uma imagem errada da terra, que acarreta prejuízos grandes”, contou ao Jornal de Notícias o presidente da Câmara, garantindo que vai agir judicialmente contra o INE.

Para Mota e Silva, trata-se de “uma farsa”, já que Celorico de Basto tem assistido à instalação de novas indústrias, pelo que “qualquer pessoa que conheça o concelho e o País percebe a evolução e sabe que o poder de compra tem evoluído”.

Na opinião do autarca, a avaliação falaciosa é explicada pelo facto de “40% da avaliação de basear nos depósitos bancários e em levantamentos e pagamentos multibanco”, quando “cerca de 80% das contas dos celoricenses estão tituladas fora [em concelhos vizinhos] e [estes] estão habituados a pagar em dinheiro e não usam muito o multibanco”.

Uma opção para um maior rigor na avaliação, segundo Mota e Silva, seria avaliar o PIB de cada concelho.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório