Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Infarmed autoriza compra do medicamento para Matilde e outra criança

Trata-se do medicamento mais caro do mundo.

Infarmed autoriza compra do medicamento para Matilde e outra criança
Notícias ao Minuto

16:38 - 18/07/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Bebé Matilde

O Infarmed autorizou, esta quinta-feira, a compra do medicamento mais caro do mundo que impede que a doença que afeta a pequena Matilde e outras nove crianças em Portugal continue a evoluir.

O fármaco Zolgensma tem um custo de dois milhões de euros, sendo que apenas está autorizada a sua comercialização nos Estados Unidos da América.

No entanto, a mediatização que se gerou em torno da bebé de três meses, a quem foi diagnosticada Atrofia Espinhal Muscular - Tipo I, levou as autoridades portuguesas a contornarem a burocracia.

Assim, ao invés de esperarem que a utilização do medicamento seja aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, será feito um pedido de utilização especial, o que permitirá a administração do fármaco o mais breve possível.

Desta feita, o fármaco não só será administrado à pequena Matilde, como também a outra criança a quem também foi diagnosticada a mesma doença.

Recorde-se que o Ministério da Saúde já garantiu que os custos deste tratamento inovador ficarão a cargo do Governo, pese embora os pais de Matilde já tivessem angariado, junto dos portugueses, os dois milhões de euros necessários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório