Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo entregou 500 ovelhas a pastores que perderam animais nos incêndio

Capoulas Santos entregou esta quarta-feira a última das 500 ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela que o Governo tinha se comprometido a dar aos pastores da ANCOSE.

Governo entregou 500 ovelhas a pastores que perderam animais nos incêndio

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos entregou, esta quarta-feira, simbolicamente, em Oliveira do Hospital, a última de 500 ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela oferecidas pelo Governo aos pastores que, nos incêndios de 2017, perderam animais desta raça autóctone.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o gabinete do ministro esclarece que Capoulas Santos “cumpriu assim o compromisso assumido em outubro do ano passado”, através da assinatura de um protocolo entre o ministério da Agricultura e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a que pertencem os pastores que agora receberam as ovelhas.

No momento de entrega do animal, o governante sublinhou “o empenho do Executivo no apoio à reconstrução e recuperação da região, um objetivo que vai sendo conseguido graças à tenacidade das populações e, sobretudo, das que se dedicam ao trabalho na terra”, deixando claro que “há um grande trabalho de prevenção e de preparação junto das populações para que nunca se repitam tragédias como a que atingiu o concelho de Oliveira do Hospital e muitos outros”.

Capoulas Santos aproveitou a intervenção para prestar contas dos apoios atribuídos no concelho aos 3464 agricultores que receberam ajuda pública. De acordo com o ministro, 9,08 dos 10,3 milhões de euros atribuídos já estão integralmente pagos. O restante valor aguarda pela apresentação dos comprovativos de despesa por parte dos agricultores.

Recorde-se que a raça ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela é responsável pela produção do leite a partir do qual é produzido o Queijo da Serra DOP, um produto certificado, de elevada qualidade, que muito contribui para a economia da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório