Um homem de 54 anos foi detido e vai aguardar julgamento em prisão preventiva por ser suspeito de abusar sexualmente da mãe, uma idosa de 79 anos.
A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) faz saber que o homem residia com a mãe desde 2004, ano em que se divorciou, e que, desde então, maltratava a progenitora.
Estes maus-tratos, especifica a PGDL, incluíam agressões psicológicas e físicas, entre as quais bofetadas e “contactos de natureza sexual” a que a idosa era obrigada contra a sua vontade.
A progenitora era ainda alvo de “palavras ofensivas da sua honra”, bem como de ameaças à sua integridade física.
O suspeito esteve internado “durante alguns dias” num serviço de psiquiatria hospitalar, mas ao regressar a casa, o pesadelo da idosa regressou também, pois o homem recusou-se a tomar a medicação que lhe havia sido prescrita, ao mesmo tempo que ingeria bebidas alcoólicas em excesso, o que o fazia “adotar atitudes cada vez mais agressivas e controladoras para com a mãe”.
Depois de ser detido, o homem foi presente a tribunal, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa a ser cumprida numa ala psiquiátrica.