Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo saúda "final feliz" com eleição de Ursula Von der Leyen

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje a eleição de Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, felicitando-a e também ao Parlamento Europeu e Conselho Europeu por este "final feliz".

Marcelo saúda "final feliz" com eleição de Ursula Von der Leyen
Notícias ao Minuto

18:56 - 16/07/19 por Lusa

País Comissão Europeia

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta eleição é "muito importante para o normal funcionamento das instituições europeias".

"Com este resultado, a presidente Ursula Von der Leyen será finalmente a primeira mulher a ser eleita para dirigir os destinos da Comissão nos próximos cinco anos", salienta o Presidente da República.

A alemã Ursula Von der Leyen, de 60 anos, do partido União Democrata-Cristã (CDU), foi hoje eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, numa votação em que obteve 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um voto nulo.

A candidata indigitada pela Comissão Europeia para presidir à Comissão Europeia irá suceder em 01 de novembro ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, e será a primeira mulher a ocupar este cargo.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

Na mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "saúda e felicita Ursula Von der Leyen pela sua eleição, esta tarde, pelo Parlamento Europeu, como nova presidente da Comissão Europeia, e deseja-lhe os maiores êxitos".

"O Presidente da República felicita também o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e os seus membros por este final feliz, muito importante para o normal funcionamento das instituições europeias", lê-se na mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório