Médica ameaçada de morte em centro de saúde teve que se esconder

O centro de saúde onde os factos ocorreram não tem vigilância.

Notícia

© iStock

Patrícia Martins Carvalho
16/07/2019 17:59 ‧ 16/07/2019 por Patrícia Martins Carvalho

País

Açores

Uma médica de um centro de saúde nos Açores sofreu “ameaças graves contra a sua integridade física e inclusive contra a sua vida”.

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) que acrescenta que as ameaças tiveram como alvo também a “sua família”.

A violência da situação, refere o sindicato em comunicado, “obrigou a médica a refugiar-se dentro do gabinete trancado a fim de evitar ser agredida”.

“É inadmissível a sucessão de casos de violência e intimidação contra os médicos”, reitera o SMZS, lembrando que, “há uma semana”, outra médica foi ameaçada num centro de saúde em Santarém onde um médico foi também agredido em maio do ano passado. Já em fevereiro passado, um médico foi agredido com arma branca no Hospital de Peniche.

O sindicato considera que os “crescentes atos de violência contra os profissionais de saúde não são alheios à atitude da Ministra da Saúde, desvalorizando a profissão médica nem à resposta insuficiente que este Governo tem dado ao Serviço Nacional de Saúde”.

E, por isso, sublinha que as “administrações das instituições e o Ministério da Saúde não podem continuar a permitir que os seus profissionais trabalhem em condições de risco, sendo da sua responsabilidade criar as condições necessárias para garantir a segurança destes profissionais”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas