Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
24º
MIN 21º MÁX 26º

Edição

Médica ameaçada de morte em centro de saúde teve que se esconder

O centro de saúde onde os factos ocorreram não tem vigilância.

Médica ameaçada de morte em centro de saúde teve que se esconder

Uma médica de um centro de saúde nos Açores sofreu “ameaças graves contra a sua integridade física e inclusive contra a sua vida”.

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) que acrescenta que as ameaças tiveram como alvo também a “sua família”.

A violência da situação, refere o sindicato em comunicado, “obrigou a médica a refugiar-se dentro do gabinete trancado a fim de evitar ser agredida”.

“É inadmissível a sucessão de casos de violência e intimidação contra os médicos”, reitera o SMZS, lembrando que, “há uma semana”, outra médica foi ameaçada num centro de saúde em Santarém onde um médico foi também agredido em maio do ano passado. Já em fevereiro passado, um médico foi agredido com arma branca no Hospital de Peniche.

O sindicato considera que os “crescentes atos de violência contra os profissionais de saúde não são alheios à atitude da Ministra da Saúde, desvalorizando a profissão médica nem à resposta insuficiente que este Governo tem dado ao Serviço Nacional de Saúde”.

E, por isso, sublinha que as “administrações das instituições e o Ministério da Saúde não podem continuar a permitir que os seus profissionais trabalhem em condições de risco, sendo da sua responsabilidade criar as condições necessárias para garantir a segurança destes profissionais”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório