Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Câmara de Almada instala abrigo para controlar colónias de gatos

A Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, instalou uma nova Casa dos Gatos na freguesia da Charneca de Caparica, um abrigo que ajuda a controlar as colónias de felinos errantes, informou hoje a autarquia.

Câmara de Almada instala abrigo para controlar colónias de gatos
Notícias ao Minuto

17:05 - 16/07/19 por Lusa

País Charneca de Caparica

A infraestrutura, que permite albergar e alimentar gatos de rua, situa-se na Travessa Rui Furtado e foi inaugurada na segunda-feira, juntando-se a outra já existente no Jardim no Rio, no mesmo concelho.

Segundo o vereador dos Espaços Verdes e Ambiente, Nuno Matias, estes abrigos "inserem-se na estratégia de promoção do bem-estar animal do concelho", tendo como principal objetivo o "controlo populacional" das cerca de "duas centenas de colónias" existentes em Almada.

Contudo, em declarações à Lusa, o autarca reconheceu que o apoio dos cuidadores voluntários e associações, como a Onde Há Gato Não Há Rato, "tem sido fulcral para o desenvolvimento de muitas das estratégias de intervenção e resposta no território".

Aliás, são estes cuidadores que ajudam a determinar onde estão localizadas as colónias, ficando "responsáveis por, em conjunto com a câmara, fazer a gestão, monitorização e manutenção dos espaços", explicou.

Neste sentido, os abrigos ajudam a autarquia e associações a implementar o CED (capturar, esterilizar e devolver), um método que permite controlar as colónias de gatos e tem sido "bastante eficaz", segundo Nuno Matias, apesar de "não chegar a todas as colónias.

"É um trabalho que temos de continuar a desenvolver dando as mãos a todos aqueles voluntários que têm vontade de ajudar, que têm carinho pela causa animal, e para que, dentro das regras que definimos com os centros veterinários, possamos ter outro paradigma que ajude a explicar que a qualidade de vida do espaço público também passa por perceber que a causa animal não é conflituante com o bem-estar das pessoas", sublinhou.

Aliás, tal como está escrito no abrigo para os gatos, "uma colónia saudável permite o controlo de pragas e promove o respeito pela biodiversidade".

O vereador dos Espaços Verdes adiantou também que a Câmara de Almada "vai continuar a promover este tipo de equipamentos", instalando mais abrigos, além de estar a estudar uma opção "mais ligeira" em termos de infraestrutura, para as colónias de menor dimensão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório