O Governo lançou uma linha de atendimento de emergência para cidadãos surdos. Trata-se da aplicação MAI112, já está disponível para download através do site 112.pt e em breve poderá ser descarregada diretamente nos smartphones através da Play Store (Android) e App Stores (iOS).
Mas como é que funciona este serviço “inovador”? Através de videoconferência entre a pessoa surda que necessita de ajuda, o operador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes e por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que fará a tradução, explica o Governo numa nota.
A aplicação inclui também geolocalização, enviando para o operador a localização da pessoa que efetua a chamada. Também é possível comunicar com o operador através do envio de uma mensagem de texto, acrescenta ainda.
O serviço é gratuito e estará disponível em permanência 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional, para cidadãos portugueses ou estrangeiros. Para utilizar o serviço basta ter acesso à internet e fazer a instalação da aplicação no telemóvel.
O projeto em causa foi desenvolvido pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e contou com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.