Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Governo já está em Mogadouro para avaliar estragos provocados por granizo

Queda de granizo provocou danos avultados principalmente na agricultura ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho.

Governo já está em Mogadouro para avaliar estragos provocados por granizo

Os serviços do ministério da Agricultura já se encontram em Mogadouro, distrito de Bragança, para fazer a avaliação dos estragos causados pela queda de chuva e de granizo que, este sábado, atingiu diversos pontos do concelho.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o ministério da Agricultura diz estar “focado na identificação de prejuízos materiais relacionados com situações que possam dar origem à necessidade de restabelecimento do potencial produtivo (infraestruturas de apoio à atividade agrícola e equipamentos), uma vez que, no que diz respeito às culturas, a queda de chuvas intensas e de granizo constitui um risco coberto pelo sistema de seguros agrícolas”. 

No mesmo documento, os Governo explica que, “para proteger os agricultores de aleatoriedades climatéricas”, como a queda de granizo que este sábado afetou a região de Mogadouro, foi criado um sistema de seguros agrícolas de colheitas que cobre este risco e que está disponível para todos os agricultores.

O sistema de seguros é subsidiado em 60% pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e tem como objetivo proteger o rendimento dos agricultores, tendo em conta a vulnerabilidade das colheitas face a fenómenos como o que acaba de ocorrer.

Entretanto, foi já emitida uma carta circular destinada aos fruticultores e aos viticultores, indicando o tipo de intervenção que devem fazer nas culturas, bem como os tratamentos a aplicar, a fim de minimizar os efeitos de eventuais problemas que possam afetar as árvores de fruto e as vinhas na sequência da queda de chuva e granizo.

Recorde que, uma forte queda de granizo, na tarde deste sábado, provocou danos avultados principalmente na agricultura ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório