Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro da Ciência defende direitos humanos durante visita de homólogo

O ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, defendeu hoje o respeito pelos direitos humanos durante uma intervenção no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, que visitou acompanhado pelo homólogo chinês, Wang Zhigang.

Ministro da Ciência defende direitos humanos durante visita de homólogo
Notícias ao Minuto

16:16 - 12/07/19 por Lusa

País Manuel Heitor

"Todos os avanços tecnológicos têm de ser desenvolvidos com base na compreensão, no respeito pelos direitos humanos e preservação da nossa identidade", disse Manuel Heitor, assinando que Portugal é um país "aberto à cooperação com todo o mundo".

A visita às instalações do Centro Científico e Cultural de Macau insere-se no programa da comitiva chinesa, que deverá marcar o início do desenvolvimento do acordo celebrado no ano passado durante a visita do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, a Portugal, disse Manuel Heitor à agência Lusa no final da sessão.

O ministro destacou que vai ser inaugurado no sábado, nas Caldas da Rainha, o laboratório STARLab, destinado a desenvolver tecnologias e sistemas de engenharia para melhorar o conhecimento, a gestão e exploração em várias áreas emergentes, desenvolvido em parceria por uma empresa portuguesa e a Academia das Ciências chinesas.

"Vamos hoje à tarde promover também os temas de tradução simultânea", acrescentou, referindo-se a uma iniciativa que envolve outra empresa portuguesa e que será tema de uma reunião de trabalho ("China - Portugal Science and Tecnology Partnership 2030"), com representantes de empresas e centros de investigação chineses.

Em cima da cima da mesa estão ainda novas formas de cooperação na saúde e a projeção do Centro Científico e Cultural de Macau para "uma nova relação com a China", por ser um local onde os chineses "estudam o futuro daquilo que será a nova Rota da Seda", que tem componentes espaciais, energéticas e da própria língua.

"Queremos transformar este centro num centro de cooperação entre Portugal e a China", afirmou, indicando que está aberto um concurso público para o novo diretor do centro.

De acordo com Manuel Heitor, Portugal continuará a defender os direitos humanos, a identidade dos povos e a dignidade, no plano das relações internacionais.

O responsável chinês está em Portugal desde quinta-feira, e até sábado, com uma comitiva composta por investigadores e representantes de instituições de ensino superior e de centros de investigação da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório