Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Técnicos de diagnóstico cumprem hoje primeiro de dois dias de greve

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica cumprem hoje a primeira das duas sextas-feiras de greve convocadas depois da rejeição no parlamento de propostas que iriam por fim "às desigualdades na carreira" destes profissionais.

Técnicos de diagnóstico cumprem hoje primeiro de dois dias de greve
Notícias ao Minuto

06:21 - 12/07/19 por Lusa

País Saúde

A greve está convocada para hoje e para a próxima sexta-feira, 19 de julho, pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde na sequência do que diz ser uma cedência do PSD às "pressões do Governo" e um recuo na votação que poria fim a desigualdades na carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Com a greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica podem ficar comprometidos vários serviços de saúde públicos, como exames ou meios complementares de diagnóstico.

"A possibilidade de alterar o diploma de 2019, através das apreciações parlamentares apresentadas pelo PSD, BE e PCP em comissão parlamentar de Saúde, não aconteceu por um recuo estratégico do PSD, o qual só acentuará ainda mais as desigualdades relativamente a este grupo profissional", referiu o sindicato numa nota divulgada na quinta-feira.

A comissão parlamentar de Saúde esteve na quarta-feira a votar as propostas de alteração a um diploma de 2009 que estabelece o número de posições remuneratórias das categorias da carreira de especial de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapeuta e define as regras de transição.

Para o sindicato, o PSD impossibilitou a alteração legislativa que "poderia cessar com as desigualdades e injustiças na carreira" destes profissionais de saúde.

"O PSD apresentou um projeto de resolução em que requer um estudo ao Governo sobre o impacto orçamental das alterações que propõe, não sendo possível assim, antes das eleições e de existir um novo parlamento, fazer nada, caindo as propostas de alterações dos outros partidos, BE e PCP, que tiveram o voto contra do PS e abstenção do PSD e CDS/PP. Isto é inaceitável, o PSD cedeu à pressão do Governo, que condicionou o maior partido da oposição", refere o presidente do sindicato no comunicado.

O sindicato já tinha anunciado na quarta-feira que pondera novas ações de luta e de protesto, tanto pela via sindical como judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório