Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Banco Islâmico disponibiliza 88,6 ME para energia em Moçambique

O Banco Islâmico de Desenvolvimento (IDB) vai desembolsar 99,7 milhões de dólares (88,6 milhões de euros) para a construção de uma linha de transmissão de energia entre Temane e Maputo, sul de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte governamental.

Banco Islâmico disponibiliza 88,6 ME para energia em Moçambique
Notícias ao Minuto

19:17 - 11/07/19 por Lusa

País Moçambique

Com o financiamento assegurado pelo IDB, estão reunidos os 550 milhões de dólares (488 milhões de euros) necessários para a construção da linha de alta tensão, que terá 560 quilómetros, afirmou fonte do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

A energia será produzida a partir de gás natural de Temane, província de Inhambane.

O gás natural de Temane é explorado pela companhia sul-africana Sasol.

"A linha de transmissão de energia entre Maputo e Temane é um projecto estruturante e é uma inicitiva do Governo de Moçambique e da Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM), que irá permitir maior segurança e disponibilidade de energia para vários projectos sócio-económicos nas províncias de Inhanmaben, Gaza e Maputo para além de viabilizar novas ligações a novos clientes", afirmou.

A referida infraestrutura será de alta tensão e com capacidade para 400 quilowatts.

No âmbito do projeto, o Banco Mundial comprometeu-se a desembolsar 420 milhões de dólares (373 milhões de euros) e a Noruega 30 milhões de dólares (26,6 milhões de euros) em forma de donativo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório