Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fogo em Alvaiázere já em fase de rescaldo. A13 reaberta ao trânsito

Pelas 18h00, o incêndio Alvaiázere já estava em conclusão, mantendo-se no local quatro meios aéreos e mais de 270 operacionais.

Fogo em Alvaiázere já em fase de rescaldo. A13 reaberta ao trânsito
Notícias ao Minuto

17:17 - 11/07/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Leiria

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, estava em "fase de resolução", no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Refira-se que em "fase de resolução", significa que o incêndio não está extinto mas não representa "perigo de propagação para além do perímetro já atingido", ou seja, está dominado pelos operacionais.

E, em declarações à agência Lusa, já a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informava que o fogo está "na zona de Melgaz", e apresentava uma frente ativa, depois de ter tido duas.

Mais, dizia a autarca a essa hora, "se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar", explicou, garantindo que continua a não haver habitações em risco.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada entre os nós de Cabaços e Avelar, "não só devido ao fumo, mas também porque uma das vertentes se encontrava a arder perto" da via, entre o Barqueiro e Cabaços. As alternativas, acrescentou fonte da GNR, era a estrada nacional 110 e o itinerário complementar 8.

Entretanto, pelas 17h30, a circulação nos dois sentidos da A13 foi reaberta e, cerca de meia hora depois, pelas 18h08, o fogo já se encontrava em fase de rescaldo, com apenas quatro meios aéreos e pouco mais de 270 operacionais no local.

O incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje numa zona florestal e chegou a ter duas frentes ativas na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere. O alerta foi dado por um vigia, pelas 14h16.

[Notícia atualizada às 18h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório