Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Oito meios aéreos combatem fogo de duas frentes em Alvaiázere

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de hoje em Alvaiázere, no distrito de Leiria, tem duas frentes ativas e está a ser combatido, às 15:10, por oito meios aéreos e 207 elementos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro. A13 cortada em dois nós.

Oito meios aéreos combatem fogo de duas frentes em Alvaiázere
Notícias ao Minuto

15:21 - 11/07/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Leiria

Segundo fonte do CDOS, o alerta para o fogo numa zona florestal na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere, foi dado por um vigia, pelas 14h16.

"Há duas frentes ativas e não há habitações em risco", acrescentou a mesma fonte.

No local estão oito meios aéreos, um dos quais "é apenas de reconhecimento", disse a mesma fonte.

A página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil referia que, às 15h10, estavam no teatro de operações 178 elementos, apoiados por 43 veículos. Pelas 15h50, eram já 207 os operacionais no terreno, auxiliados por 56 viaturas. 

Em consequência do incêndio, a A13 está cortada perto de Alvaiázere, no nó de Avelar e no nó de Cabaços, disse ao Notícias ao Minuto fonte da Proteção Civil. 

As temperaturas elevadas previstas para esta quinta-feira, recorde-se, colocaram 22 concelhos em risco máximo de incêndio, onde se inclui precisamente o concelho de Alvaiázere. Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria), Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova (Coimbra) e Santa Comba Dão (Viseu) apresentam o mesmo risco de incêndio. 

Em risco máximo de incêndio estão ainda os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório