Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Resgatada família perdida no Gerês. Operação envolveu helicóptero

Duas mulheres, dois jovens e uma criança perderam-se ao final do dia desta quarta-feira no Gerês. Devido à impossibilidade de dois elementos não conseguirem andar, foi accionado um helicóptero.

Resgatada família perdida no Gerês. Operação envolveu helicóptero
Notícias ao Minuto

07:49 - 11/07/19 por Melissa Lopes

País Gerês

Militares de Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) resgataram na noite passada, quarta-feira, cinco pessoas da mesma família, das quais, duas mulheres de 53 e 45 anos, dois jovens de 18 e 21 anos, e uma criança com 10 anos, na zona de Vilar da Veiga, próximo da Cabana do Cando, Gerês.  

De acordo com a GNR, o alerta de que cinco pessoas estavam perdidas no Parque Natural chegou via 112 pelas 18 horas, tendo sido mobilizada uma equipa do GIPS para as localizar.

Conseguindo-se estabelecer contacto telefónico com um dos elementos do grupo, refere a autoridade em comunicado, foi possível obter as coordenadas GPS e perceber a gravidade e complexidade do resgate, estando as vítimas exaustas, sem água.

Duas delas, com impossibilidade de andar, uma vez que a mulher de 45 anos, tinha recentemente sido sujeita a uma intervenção cirúrgica e o jovem, de 21 anos, apresentava ferimentos e hematomas nos joelhos, devido a duas quedas, relata a GNR. 

Os militares do GIPS percorreram cerca de 8 quilómetros por trilhos, a partir da Cascata do Arado, até localizarem as vítimas, pelas 19h30, numa zona de montanha e de vegetação densa. Encontravam-se "desorientadas, bastante cansadas e desidratadas", tendo sido necessário estabilizá-las, disponibilizando-lhes água, magnésio e mantas térmicas.

Devido à impossibilidade de duas das vítimas (a mulher de 45 anos e o jovem de 21 anos) poderem caminhar pelos próprios meios, foi acionado um helicóptero, que evacuou quatro elementos do grupo.

Um dos elementos do grupo acompanhou os militares do GIPS até à Cascata do Arado, onde se encontrava INEM e elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, conta ainda a GNR, terminando a operação de resgate às 22 horas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório