Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tartaruga Quinas vai ser devolvida ao mar nos próximos dias

Animal, resgatado no Algarve, já consegue alimentar-se.

Tartaruga Quinas vai ser devolvida ao mar nos próximos dias
Notícias ao Minuto

18:55 - 09/07/19 por Natacha Nunes Costa

País Tartaruga

A tartaruga-de-couro encontrada ferida, enrolada em redes de pesca na cidade algarvia de Lagos, já se alimenta e vai ser devolvida ao mar nos próximos dias.

A Quinas, nome escolhido pelos fãs da tartaruga nas redes sociais, está há três semanas em reabilitação no Zoomarine, no Algarve.

Nos primeiros dias teve dificuldade em se alimentar e não estava a recuperar como pretendido, mas neste momento já se alimenta de medusas e o risco de infeções ou de pneumonia parece afastado, avança a SIC Notícias.

De acordo com os tratadores, o animal deve ser devolvido ao seu habitat natural dentro de uma semana ou, no máximo, 10 dias.

Apesar da felicidade de devolver a tartaruga ao seu meio ambiente, a operação vai ser complicada, pois a Quinas pesa 300 quilos. Além de ser necessário uma grua industrial, o transporte vai contar com a ajuda de um navio da Marinha Portuguesa para largá-la em alto mar.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Zoomarine quer ainda aproveitar a oportunidade para descobrir mais sobre esta espécie. A tartaruga-de-couro deverá levar com ela um aparelho de localização por satélite que permita a recolha de alguns dados nas semanas seguintes da sua devolução ao mar.

Para custear o projeto, um grupo de amigos do Zoomarine lançou uma campanha de angariação de fundos na internet, o ‘Mãos ao Mar’. O objetivo é conseguirem, em 21 dias, arranjar 15 mil euros.

Recorde-se que há precisamente dez anos, o Zoomarine devolveu ao mar três outras tartarugas equipadas com GPS. Durante cerca de dois anos, foi possível analisar a rota que cada uma seguiu até à Mauritânia, Brasil e Cuba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório