Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Açores admite serviço de urgência com médico 24 horas/dia no Pico

O Governo dos Açores admitiu, na segunda-feira, a possibilidade da criação de um serviço de urgência com um médico em permanência durante 24 horas por dia na ilha do Pico.

Açores admite serviço de urgência com médico 24 horas/dia no Pico
Notícias ao Minuto

02:42 - 09/07/19 por Lusa

País Saúde

O aumento de consultas de especialidade e um serviço de urgência com médico em permanência marcaram a reunião com o Conselho de Ilha do Pico, com o Governo dos Açores a mostrar abertura para estas matérias.

A saúde foi o tema que mais marcou a reunião do executivo regional com o Conselho de Ilha do Pico, que reivindica a necessidade de criar na ilha um serviço de urgência com um médico em permanência durante 24 horas por dia.

À saída da reunião, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, reiterou que esta "é uma matéria que está a ser analisada."

"Há uma componente que entra nesta análise e que é decisiva, que tem a ver com os recursos humanos disponíveis, mas não podemos dizer que é uma matéria completamente afastada do trabalho que o Governo está a fazer", prosseguiu.

O presidente do Conselho de Ilha do Pico, Alexandre Amado, fez um balanço positivo do encontro, elogiando a "abertura para ser criado o tal serviço de urgências com médico em permanência durante 24 horas" diárias.

O líder do órgão consultivo destacou, no entanto, "a promessa do aumento das consultas de especialidade, sobretudo nas áreas de obstetrícia e de pediatria".

A deslocação de especialistas à ilha do Pico é, também, uma questão que tem que ser analisada "do ponto de vista de disponibilidade de recursos humanos", ressalvou o chefe do executivo.

Outro dos temas fortes da reunião foi o das acessibilidades à ilha. Mark Anthony Silveira, presidente da Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) e edil de São Roque do Pico, destacou os transportes como "o tema quente do momento ao nível das ilhas do triângulo" (Faial, Pico e São Jorge).

À semelhança do que já tinha feito, durante a reunião, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Vasco Cordeiro apontou para "o progresso indesmentível que, do ponto de vista da melhoria das acessibilidades aéreas ao Pico, foi garantido, de alguns anos a esta parte, com um aumento muito significativo do número de passageiros desembarcados na ilha do Pico."

Para o presidente da AMIP," na vertente aérea, a maior preocupação, neste momento, é a operação da Sata Azores Airlines".

"Nos últimos tempos, tem havido alguns problemas com a regularidade dessas frequências, que tem trazido alguns prejuízos a todo o setor económico, ligado ao turismo, principalmente, mas também aos locais", esclareceu.

O autarca lembrou que a administração da Sata reuniu com a AMIP e com a Associação de Empresários do Pico para analisar a operação da companhia aérea para a ilha e pediu mais regularidade nas ligações e que a oferta se adeque à procura que a ilha tem.

A reunião com o Conselho de Ilha do Pico aconteceu esta segunda-feira, o primeiro de três dias de visita do executivo regional à ilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório