Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Uma tonelada de caranguejos apreendidos pela GNR em Valença do Minho

Mercadoria tinha o valor estimado de mais de 10 mil euros.

Uma tonelada de caranguejos apreendidos pela GNR em Valença do Minho

A GNR apreendeu, este domingo, dia 7 de julho, mais de uma tonelada de caranguejos, com o valor estimado de 10 620 euros, na zona de Valença do Minho, distrito de Viana do Castelo.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os militares explicam que a apreensão aconteceu durante uma ação de fiscalização rodoviária orientada para a verificação e controlo do transporte de pescado fresco e moluscos bivalves.

Durante essa ação, a GNR detetou uma viatura de mercadorias que transportava 59 sacos de caranguejo, capturado na Ria de Aveiro e que não foi apresentado à lota para o primeiro regime de venda.

Na sequência da apreensão, foi identificado um homem, de 52 anos, e elaborado o respectivo auto de contraordenação por fuga à lota, sendo a infração punível com uma coima que pode oscilar entre 3740 e os 44 891 euros.

Os crustáceos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

No mesmo comunicado, a GNR recorda que o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste setor pela concentração da oferta e da procura, pela transparência na constituição de preços e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório