Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

“Não caia em armadilhas”. Os conselhos da GNR para umas férias seguras

Se está a planear as suas férias ou vai arrendar casa, o melhor é dar uma olhadela nestas dicas.

“Não caia em armadilhas”. Os conselhos da GNR para umas férias seguras
Notícias ao Minuto

21:15 - 08/07/19 por Natacha Nunes Costa

País Férias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) partilhou, esta segunda-feira, na sua página de Facebook uma publicação onde dá aos seguidores várias dicas para umas férias seguras e sem percalços.

De forma a evitar burlas no arrendamento de casas de férias, esta força de segurança aconselha que se arrende imóveis “apenas em sítios da internet que sejam credíveis e especializados na área de arrendamento mobiliário e que ofereçam serviços de pagamento seguros”.

Desconfie se o anúncio apresentar valores muito baixos, mesmo que os anunciantes tenham causas válidas, como por exemplo a eventual emigração do proprietário, necessidade de dinheiro urgente ou motivos de doença.

A GNR alerta ainda para a necessidade de reparar na data do anúncio, pois os anúncios com intenção de burlar têm datas muito recentes, e aconselha que pesquise na internet informação sobre o imóvel, assim como sobre a empresa/pessoa que o está a alugar.

Depois de efetuados estes passos, solicite mais fotografias do interior do imóvel e, antes de fazer o pagamento, peça a uma pessoa de confiança para simular o negócio, para saber “se o burlão está a fazer negócio duplo”.

O ideal, diz a GNR, é alugar um imóvel referenciado por alguém da sua confiança, mas caso não seja possível, desconfie sempre se for exigido um pagamento rápido por transferência bancária, ou através do envio de dinheiro e cheques por correio.

Aliás, este tipo de pagamentos deve ser sempre evitado. O que deve ser feito é reservar o imóvel com uma quantia parcial do valor acordado e não na totalidade. O restante valor deve pagar presencialmente ou na altura em que chegar ao imóvel.

Por fim, ao fazer a transferência no multibanco, verifique se o titular da conta coincide com o nome da pessoa com quem negociou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório