Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Cachalotes fotografados no mar dos Açores a tentar comer saco de plástico

Equipa da empresa de animação turística Picos de Aventura, que assistiu ao momento, acabou por conseguir recolher o lixo do mar.

Cachalotes fotografados no mar dos Açores a tentar comer saco de plástico

Um grupo de cachalotes foi fotografado no mar dos Açores, ao largo da ilha de São Miguel, a tentar comer um saco de plástico, na passada terça-feira, dia 2 de julho.

As imagens, partilhadas no Facebook pela empresa de animação turística do arquipélago Picos de Aventura, são chocantes e mostram o efeito devastador do lixo na vida marinha.

De acordo com a empresa, os animais acabaram por não conseguir comer o saco e a equipa que presenciou o momento conseguiu retirá-lo do mar e levá-lo para terra.

Este é apenas um dos exemplos do efeito destrutivo da poluição dos oceanos. No fim de semana, uma fotografia tirada numa praia da Flórida, nos EUA, mostrava uma ave a alimentar a cria com uma beata, mas são centenas os casos já relatados de animais marinhos que morreram com o estômago cheio de plástico, um pouco por todo o mundo,

Por cá, apesar das águas cristalinas dos Açores e desta ser uma das regiões do país com melhores indicadores de reciclagem, é também uma das mais afetadas pela poluição marinha devido às correntes e marés que arrastam para o arquipélago o lixo produzido por outros países.

Em maio, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo açoriano, Gui Menezes, revelou que todos os anos são retirados da orla costeira das ilhas dos Açores entre 10 e 12 toneladas de lixo, a maioria plástico, por influência das correntes e das marés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório