Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quatro concelhos de Viseu e Guarda em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Tarouca, Penedono e Tabuaço, no distrito de Viseu, e Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quatro concelhos de Viseu e Guarda em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:44 - 03/07/19 por Lusa

País IPMA

Em risco muito elevado de incêndio estão mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Santarém, Viseu, Vila Real, Bragança, Castelo Branco e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste e no interior das regiões Centro e Sul, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste durante o dia.

A previsão aponta também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral entre o Cabo Espichel e o Cabo Mondego até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante leste no interior da região Norte até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus celsius (em Évora e Beja) e os 17 (em Lisboa, Setúbal, Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Bragança, Castelo Branco e Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório