Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Altice também nega que estudo sobre SIRESP seja do IT

A polémica está instalada em torno do relatório sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) que foi entregue ao Ministério da Administração Interna.

Altice também nega que estudo sobre SIRESP seja do IT
Notícias ao Minuto

17:44 - 02/07/19 por Patrícia Martins Carvalho

Economia SIRESP

O documento em causa é apresentado como tendo sido elaborado pelo Instituto de Telecomunicações (IT) e conta com os símbolos da Universidade de Aveiro, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e da Altice Labs.

No entanto, parece que tal não corresponde à verdade. Primeiro foi o reitor da Universidade de Aveiro que garantiu à rádio TSF que Carlos Salema pertencia ao grupo de trabalho nomeado pelo Governo para a elaboração do dito relatório, mas que tal nomeação foi feita a título pessoal e não enquanto presidente do Instituto de Telecomunicações (IT).

Agora, foi a vez da Altice Labs – cujo símbolo aparece no documento – reagir com “perplexidade ao ver o seu logótipo associado a um relatório apresentado na Assembleia da República, alegadamente desenvolvido pelo IT, e do qual não teve qualquer tipo de conhecimento”.

Numa nota enviada às redações, a Altice Labs explica que “encetou de imediato averiguações no sentido de apurar a veracidade desse facto” e acabou por se “deparar com o desconhecimento total da origem de tal documento, também por parte de todos os outros parceiros associados do IT”.

Assim, “perante lamentável situação”, a Altice Labs notificou o Conselho de Administração da Altice Portugal sobre a "utilização indevida, e até abusiva, do nome e identidade dos Laboratórios da Altice no relatório em questão, para que sejam rapidamente acionados os mecanismos necessários ao dispor, de modo a repor a veracidade dos fatos, ou seja, apurar-se a verdadeira autoria do dito documento, que a Altice Labs desconhece e ao qual não permitirá qualquer associação indevida”.

O diretor-geral da Altice Labs classificou tal situação como sendo de uma “falta de lealdade e de transparência institucional”, garantindo ter sido esta a “primeira vez” que uma situação “desta índole” teve lugar na “história deste prestigiado instituto”.

“Como é sabido, o trabalho em questão foi elaborado por uma comissão formada por pessoas que apenas as vincula individualmente e nunca a entidade a que pertencem, tal como, também muito a propósito, referiu o reitor da Universidade de Aveiro, também associado do IT”, rematou Alcino Lavrador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório