Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSP recebeu falsas denúncias de roubo de telemóveis com seguro

Agentes da PSP conseguiram detetar incongruências nos discursos.

PSP recebeu falsas denúncias de roubo de telemóveis com seguro
Notícias ao Minuto

16:00 - 01/07/19 por Filipa Matias Pereira

País Crime

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu, no último mês, cinco participações de simulações de crimes cujas denúncias foram apresentadas em várias esquadras situadas nos concelhos de Odivelas e Loures.

Em comunicado enviado às redações, a força de segurança dá conta de que as denúncias dizem respeito a alegados cenários de roubo de telemóveis, sendo estes equipamentos com seguro "e de valor bastante elevado" - montantes por vezes acima dos mil euros.

Depois de uma "despistagem prévia e preventiva", os presumíveis lesados foram contactados por agentes da PSP, "com especialização no tratamento e decomposição inicial de denúncias". O objetivo da força de segurança era obter novos dados e, durante este processo, a PSP conseguiu detetar "fragilidades, insipiências e contradições" no testemunho e os autores chegaram mesmo a admitir a falsidade das declarações.

Com efeito, as seguradoras foram informadas do "embuste" para tentar também obter a real localização dos aparelhos. Perante as circunstâncias, os suspeitos foram constituídos arguidos e submetidos a termos de identidade e residência.

Refere ainda a PSP que no passado mês um dos suspeitos chegou a fazer duas denúncias falsas de roubo, prestadas na Esquadra de Odivelas da PSP.

De acordo com dados da força de segurança, desde o início de 2018 já foram identificadas 70 situações de simulação de crimes violentos, e que representariam cerca de 9% da criminalidade violenta e grave registada nas áreas dos concelhos de Odivelas e Loures.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório