Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Venezuela? Pedido dos EUA para posição mais forte foi sempre satisfeito

Portugal garantiu aos Estados Unidos que o pedido feito na semana passada para pressionar a União Europeia a tomar uma posição mais forte relativamente à Venezuela foi sempre satisfeito, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Venezuela? Pedido dos EUA para posição mais forte foi sempre satisfeito
Notícias ao Minuto

14:47 - 01/07/19 por Lusa

País Augusto Santos Silva

O pedido feito por representantes dos Estados Unidos "é um pedido que nós temos satisfeito sempre", assegurou Augusto Santos Silva, referindo-se à reunião realizada na semana passada com a vice-secretária Adjunta do Departamento de Estado norte-americano para as relações com a Venezuela e Cuba.

Carrie Filipetti esteve em Portugal no final da semana passada para pedir ao Governo português que pressione a União Europeia a adotar ações assertivas que levem à mudança do regime na Venezuela.

"Portugal tem um papel natural de liderança nesta matéria" e o seu papel para a transição política da Venezuela "não pode ser subestimado", disse na altura a responsável norte-americana à Lusa.

"Recordo que Portugal é o único país europeu que esteve sempre representado ao nível de ministros em todas as reuniões do Grupo de Contacto Internacional e, também por isso mesmo, fui com a alta representante Federica Mogherini, um dos dois europeus que, em nome do Grupo de Contacto Internacional, reuniu com o grupo de Lima no passado dia 3 de junho nas Nações Unidas, em Nova Iorque", referiu Santos Silva.

O ministro adiantou ter-se reunido também com o ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-ministros da Venezuela, a quem reiterou a posição portuguesa face à crise naquele país.

"A todos exprimi a posição portuguesa que, aliás, é conhecida. Defendemos que a única maneira de encontrar uma solução pacífica para a crise política na Venezuela é através de novas eleições livres e justas que, desta vez, incluam todos", afirmou.

O ministro sublinhou que Portugal "fala com todas as partes relevantes na Venezuela, quer as partes internas - do lado do regime de Nicolás Maduro ou do lado da Assembleia Nacional - quer os atores regionais e internacionais que podem ajudar à superação da crise na Venezuela".

O encontro entre os dois chefes de diplomacia já tinha sido anunciado pelo ministro venezuelano numa mensagem na rede social Twitter, acompanhada de três fotografias dos dois governantes.

"Reunimo-nos hoje em Lisboa com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva. Abordámos temas bilaterais e transmitiu-nos o apoio e o compromisso do Governo de Portugal com o processo de diálogo no nosso país (Venezuela)", escreveu na sexta-feira Jorge Arreaza.

A mensagem do ministro venezuelano ocasionou várias reações de utilizadores daquela rede social pedindo a devolução do dinheiro que a Venezuela diz estar retido no Novo Banco.

"Que bom. Espero seja diligente este amigo português e o Novo Banco nos devolva o nosso dinheiro, obrigado" e "que nos dê melhor apoio desbloqueando o dinheiro que têm retido. Isso ajudará mais o povo", foram algumas das mensagens de utilizadores do Twitter.

No passado dia 14 de maio, Jorge Arreaza acusou os bancos de Portugal de estarem a receber ordens dos Estados Unidos da América, apesar de o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, ter assegurado que são independentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório