Meteorologia

  • 25 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Verão continua envergonhado. Nuvens podem trazer aguaceiros e trovoada

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a tarde desta segunda-feira, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade em alguns locais do interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Verão continua envergonhado. Nuvens podem trazer aguaceiros e trovoada
Notícias ao Minuto

06:54 - 01/07/19 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral Centro durante o dia.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade em alguns locais do interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando, em especial a partir da tarde, moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral oeste, principalmente a sul do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas.

Está também neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 32 (em Faro e Castelo Branco).

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da tarde e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha a partir da manhã.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 25 graus.

O IPMA prevê para hoje nos Açores céu muito nublado com abertas, vento fraco a bonançoso e períodos de chuva durante a madrugada e manhã apenas no grupo central.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 graus, na Horta entre os 19 e 24, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 22 e Ponta Delgada entre os 17 e os 23 graus.

Cinco distritos do continente em risco extremo de exposição à radiação UV

Cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação UV.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores e S. Miguel apresentam um risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Os distritos do Porto e Aveiro estão com níveis elevados e as ilhas do Faial e Terceira (grupo central dos Açores) apresentam risco moderado.

O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Saiba aqui as previsões do tempo para os próximos dias.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório