Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Moradores de Campo de Ourique concentram-se para discutir despejos

Os moradores de Campo de Ourique, em Lisboa, vão debater hoje os despejos que estão a ocorrer no bairro, concentrando-se na papelaria Eduardo dos Livros, que recebeu ordem para fechar a porta até domingo.

Moradores de Campo de Ourique concentram-se para discutir despejos
Notícias ao Minuto

09:21 - 29/06/19 por Lusa

País Lisboa

A concentração é promovida por várias associações de defesa dos moradores e pretende divulgar os despejos e discutir, com as pessoas nessa situação, quais as medidas que podem tomar.

"O objetivo desta primeira 'conferência' é dar a cara aos media. É de começar a difundir este problema, em Campo de Ourique", disse à agência Lusa Maria João Neves, da associação Habita, indicando que a papelaria "vai estar aberta para receber pessoas em situação de despejo", das 10:00 às 13:00.

A concentração junto à papelaria Eduardo dos Livros é organizada pelas associações Solidariedade Ativa pela Habitação de Campo de Ourique, de pessoas afetadas pelos despejos no bairro, Stop Despejos e Habita.

De acordo com Maria João Neves, a única funcionária da papelaria, localizada na rua Tomás de Anunciação, terá de abandonar o local até domingo.

Até dia 30 de junho, a D. Helena "vai ter de entregar as chaves e deixar o espaço devoluto de bens e pessoas", disse Maria João citando a carta com ordem de despejo, acrescentando que tem havido "muitos despejos: prédio sim, prédio não".

Numa nota, a organização salientou que o movimento deve alertar o Governo e as entidades privadas de modo a acabarem com os benefícios fiscais [dos fundos imobiliários] e "acelerar a reabilitação e distribuição de casas públicas".

Segundo a Habita, a venda de prédios que pertenciam à companhia de seguros Fidelidade continua a fazer vítimas em Campo de Ourique.

"O novo senhorio, o fundo-abutre norte-americano Apollo, através da Neptuno Category, não escolheu Lisboa pelos seus pastéis, mas sim porque havia dinheiro fácil a ganhar", acusou.

Além da D. Helena, vários moradores e comerciantes também têm recebido cartas com ordem de despejo, como é o caso da Sara e do Teixeira, responsáveis pela Reparadora Elétrica Teixeira, que vão ter de abandonar o espaço até 31 de agosto.

Maria João Neves acrescentou ainda que, na quinta-feira, houve uma Assembleia de Freguesia, onde foram aprovadas duas moções do Bloco de Esquerda, uma antidespejo e outra para que a papelaria Eduardo dos Livros seja integrada no programa municipal Lojas com História.

Está previsto que a coordenadora do BE, Catarina Martins, participe na concentração contra os despejos que estão a ocorrer em Campo de Ourique.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório