Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Lisboa quer polo de investigação médica em Torres Vedras

A Faculdade de Medicina de Lisboa quer levar investigações médico-científicas para Torres Vedras e estabeleceu hoje uma parceria com este município para a criação de um campus universitário, um projeto considerado de âmbito internacional.

Universidade de Lisboa quer polo de investigação médica em Torres Vedras
Notícias ao Minuto

14:36 - 28/06/19 por Lusa

País Educação

"Temos projetos em desenvolvimento com universidades e instituições científicas de todo o mundo e podemos trazê-los para Torres Vedras, expandindo essa atividade neste espaço", afirmou à agência Lusa o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto.

A universidade e a Câmara de Torres Vedras assinaram hoje um acordo para criar um campus universitário ligado à investigação em medicina e ciências biomédicas no antigo Hospital do Barro, na periferia da cidade.

O diretor da faculdade e o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, acreditam que vai ser um "projeto de dimensão internacional que vai contribuir para a afirmação de Portugal" na inovação nessas áreas.

O autarca admitiu que a parceria estabelecida é o primeiro passo de um "longo caminho a fazer", esperando que, "dentro de dois meses", o edifício possa passar para a posse do município, no âmbito da descentralização de competências do Estado para as autarquias.

Com o Campus Universitário da Saúde, o município quer dar solução para aquelas instalações, aumentar a oferta de ensino superior público no concelho e criar na cidade um "cluster da saúde", tendo em conta que, além da unidade de Torres Vedras do CHO, existem outras duas clínicas privadas na cidade.

A parceria vem tornar possível a "criação de um equipamento dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais de saúde, ao ensino e à investigação em medicina e outras ciências biomédicas", de acordo com o protocolo, a que a Lusa teve acesso.

O município compromete-se a encontrar fontes de financiamento e a reabilitar todo o edifício, para a qual não tem ainda qualquer estimativa de custos.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa vai criar condições para ter um campus "vocacionado para o ensino, atividades assistenciais e investigação de índole multidisciplinar, ao nível dos cuidados primários e de reabilitação", encontrar parceiros para o consórcio e encontrar fontes de financiamento para a implementação do projeto.

O antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, também conhecido como Hospital do Barro, tem sido alvo de furtos desde que, em 2015, o Centro Hospitalar do Oeste encerrou aí o internamento, consultas e exames de diagnóstico do serviço de Pneumologia.

Do século XVI, o edifício começou por alojar ordens religiosas, no século XIX passou a ser um asilo e, durante todo o século XX, sanatório, tendo sido a última unidade de internamento especializada em doentes com tuberculose em Portugal, ao deixar de receber doentes com tuberculose multirresistente, em 2008, por falta de condições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório