Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

DECO pede mais fiscalização e regulamentação ao negócio de trotinetes

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor pediu hoje mais regulamentação e fiscalização à atividade de aluguer de trotinetas em Lisboa, depois de ter detetado falhas que, em alguns casos, desresponsabilizam operadores em detrimento dos utilizadores.

DECO pede mais fiscalização e regulamentação ao negócio de trotinetes
Notícias ao Minuto

06:23 - 27/06/19 por Lusa

Economia trotinetes

"A fiscalização falhou" por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a quem a DECO já enviou cartas a alertar para as "falhas bastante graves" que encontrou, disse à agência Lusa Paulo Fonseca, coordenador do departamento jurídico da associação.

A DECO defendeu que "há mais a fazer" e que "é fundamental criar regulamentação local, como o Porto já propôs, com regras de partilha do espaço público" na capital.

Para a Associação para a Defesa do Consumidor, o número de trotinetas deve ser "regulamentado em função do espaço disponível e das necessidades dos cidadãos", assim como os operadores "obrigados a repor veículos" sempre que criem obstáculos à passagem de cidadãos ou de outros veículos.

Por se tratar de um meio suave de transporte, com vantagens ambientais, as trotinetas, sugeriu, devem localizar-se em locais onde haja ligações a outros transportes públicos e os custos associados à sua utilização incluídos nos passes únicos, que entraram em vigor em abril na Área Metropolitana de Lisboa.

A DECO analisou as plataformas eletrónicas dos nove operadores de aluguer de trotinetas da cidade de Lisboa e concluiu que "a grande maioria tinha falhas bastante graves em termos de informação" relacionadas com o cumprimento da legislação.

Paulo Fonseca deu como exemplos a falta de informação sobre o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, de contacto telefónico das operadoras ou de meios de pagamento.

A associação de defesa do consumidor detetou também problemas na relação contratual entre operadores e consumidores, cujos termos, em alguns casos, estavam disponíveis apenas em inglês.

"Os operadores faziam um mero 'copy/paste' de condições gerais existentes nos Estados Unidos da América, sem as adaptar à realidade portuguesa, ou se desresponsabilizavam dos riscos e perigos, imputando-os aos condutores", exemplificou.

A DECO reuniu-se com todos os operadores que, por sua vez, ou resolveram ou se comprometeram a resolver as falhas detetadas, sendo o "balanço é positivo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório