Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Braga "não aceita" retrocesso na qualidade do hospital com fim da PPP

O presidente da Câmara de Braga afirmou hoje que não aceitará "nenhum retrocesso" no nível da qualidade do hospital público da cidade, na sequência do fim da PPP constituída há 10 anos para assegurar a gestão da unidade.

Braga "não aceita" retrocesso na qualidade do hospital com fim da PPP
Notícias ao Minuto

17:00 - 26/06/19 por Lusa

País Câmara Municipal

"Naturalmente, Braga, cada um dos bracarenses, não aceita nenhum retrocesso no nível de qualidade a que este hospital nos habituou ao longo dos últimos anos", referiu Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD/CDS/PPM.

Para o autarca, "cumpre ao Estado" garantir que o nível de qualidade do hospital "vai continuar nos anos vindouros".

Ricardo Rio falava na sessão comemorativa dos 10 anos do Hospital de Braga, sob a gestão do Grupo Mello Saúde, ao abrigo de uma parceira público-privada (PPP) que dura desde setembro de 2009 e que chegará ao fim em 31 de agosto.

O autarca reiterou críticas à não renovação da PPP, sublinhando que "Braga está hoje muito satisfeita" com o hospital, quer em termos de acessibilidade aos cuidados de saúde quer à qualidade e ao nível do serviço prestado.

"Parece pouco racional que cada vez mais nosso país se discuta o modelo em vez de se discutir os resultados", apontou.

Disse que os 10 anos de PPP fizeram do Hospital de Braga "um dos melhores, se não mesmo o melhor do país".

A gestão do Hospital de Braga passa para o Estado em 01 de setembro, depois de Grupo Mello e Ministério da Saúde não terem chegado a acordo sobre a continuação daquela PPP.

Em maio, foi já criada a Hospital de Braga Empresa Pública, para assegurar a gestão dos serviços.

O fim da PPP foi igualmente criticado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga, Luís Braga da Cruz, que considerou que os últimos 10 anos no Hospital de Braga constituem "um manual de boas práticas" na gestão hospitalar.

Para Braga da Cruz, "não é aceitável" acabar com uma parceria que se revelou "virtuosa", só por "preconceito ideológico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório