Procurar

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

Detidos são suspeitos de participação em esquema conhecido como carrossel internacional do IVA.

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

© iStock

Natacha Nunes Costa
25/06/2019 10:40 ‧ há 6 anos por Natacha Nunes Costa

A Polícia Judiciária (PJ) deteve 14 empresários durante uma megaoperação, que colocou em curso na manhã desta terça-feira, em várias zonas do país, por fraude fiscal e branqueamento de capitais, num esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. 

Num comunicado partilhado no site, a PJ clarifica que procederam no dia de hoje à realização de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como de 14 detenções, por suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, em processo-crime cuja investigação corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 77 anos, são suspeitos de pertencer a uma rede organizada que, desde pelo menos 2017, se dedicava à fraude intracomunitária ao IVA na aquisição de equipamentos de telecomunicações. Até ao momento, a PJ em colaboração com a Autoridade Tributária, apurou um prejuízo superior a 6.5 milhões de euros.

De acordo com a TVI, os empresários aproveitavam a isenção que existe para as vendas transfronteiriças, comprando num Estado-membro sem ter de pagar o IVA e vendendo noutro Estado-membro já com o imposto, sendo que aí recebiam o valor do IVA dos seus clientes e desapareciam sem o pagar ao Estado em que tinham as alegadas empresas.

Posteriormente, os suspeitos criavam novas empresas e continuavam com os procedimentos fraudulentos.

Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10