Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os misteriosos enjoos dos tripulantes e passageiros do novo avião da TAP

Companhia aérea portuguesa garante total segurança e diz que casos de má disposição devem-se apenas aos aviões serem novos.

Os misteriosos enjoos dos tripulantes e passageiros do novo avião da TAP
Notícias ao Minuto

10:35 - 25/06/19 por Natacha Nunes Costa

País TAP

Vários passageiros e tripulantes do novo avião Airbus A330neo da TAP queixaram-se de má disposição, enjoos e vómitos anormais em diferentes voos da companhia aérea portuguesa, efetuados pelo mesmo aparelho.

Um dos últimos casos terá acontecido na semana passada, durante um voo para o Brasil. A tripulação sentiu-se mal no final da viagem e os pilotos terão mesmo acabado por aterrar de máscara para garantirem que tinham o ar adequado.

Os casos já foram comunicados à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e denunciados por um sindicato que, de acordo com a TSF, até já foi ao fabricante da aeronave, em França, a convite da TAP, mas de onde não voltou “totalmente satisfeito”.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a TAP admite que podem “ter sido detetados alguns odores provenientes do equipamento de ar condicionado”, mas garante que este é um “facto considerado normal em aeronaves novas e que desaparece logo após as primeiras utilizações”.

Sem avançar com números, a companhia aérea portuguesa confirma que tem “registo de relatos de casos pontuais”, mas garante que os tripulantes tiveram apenas “ligeiras indisposições” e que os testes já realizados, “tanto pela TAP, como pela Airbus”, não permitem estabelecer qualquer correlação entre os vários episódios e uma “hipotética, mas não demonstrada, deficiência na circulação e renovação de ar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório