Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

“Já vivemos em emergência climática. Não temos é coragem de o declarar"

As alterações climáticas estão entre os desafios da juventude enumerados este sábado pelo Presidente da República.

“Já vivemos em emergência climática. Não temos é coragem de o declarar"
Notícias ao Minuto

11:19 - 22/06/19 por Melissa Lopes

País Clima

O Presidente da República enumerou este sábado, no discurso da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e o Fórum da Juventude 'Lisboa+21', os desafios da juventude de hoje, começando por se referir às desigualdades que “não desapareceram”.

“Umas melhoraram, outras pioraram”, afirmou, constatando que as desigualdades “continuam a criar guerras, miséria, opressão, pobreza, racismo, exclusão de género, xenofobia e populismo”.

O chefe de Estado referia-se às desigualdades que existem “no mundo, nos continentes, nos países e nas regiões”.

O segundo desafio referido por Marcelo foi as alterações climáticas. “Há 21 anos já existiam, mas hoje sabemos mais, queremos mais, exigimos mais. Quando lá fora alguns manifestantes defendiam a declaração da situação de emergência climática, diziam uma realidade óbvia. Nós já vivemos em emergência climática. Não temos é muitas vezes a coragem de o declarar politicamente”, referiu.

Antes, à chegada ao Parque das Nações onde decorre a conferência, Marcelo já havia manifestado aos ativistas da Greve Climática Estudantil o apoio a uma declaração de estado de emergência climática, afirmando esperar que seja "aprovada brevemente".

Prosseguindo no discurso, o Presidente destacou ainda o desafio da revolução digital, algo que há 21 anos era “o princípio de um caminho” mas que “agora impõe novas formas de trabalho, novas tecnologias, novos processos sociais, novas dinâmicas económicas”.

Na ótica de Marcelo, a revolução digital “inclui uns e exclui outros” e “cria desigualdades tecnológicas e científicas”. Por isso, defendeu, “temos de enfrentar esse desafio sem excluir ninguém, sem excluir os mais jovens, sem excluir os mais velhos”.

A demografia foi também apontada como desafio. "Nalguns continentes, continua a crescer a população rapidamente. Noutros começa a declinar. Noutros, como na Europa, cai a pique. Há contrastes que não só problemas para os mais velhos, são problemas para os jovens, porque criam clivagens de idade, criam clivagens sociais", realçou o Presidente. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório