Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Madeira apresenta plano de combate a incêndios com reforço de meios

O Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) na Madeira regista este ano um reforço de meios humanos e materiais, contando com a presença de 16 equipas, num total de 60 elementos, 24 horas por dia no terreno.

Madeira apresenta plano de combate a incêndios com reforço de meios
Notícias ao Minuto

13:54 - 21/06/19 por Lusa

País Fogos

"Neste momento temos melhores veículos, temos mais 'drones' e temos mais recursos humanos", afirmou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, durante a apresentação do POCIF, nas instalações do Serviço de Proteção Civil, no Funchal.

O plano de combate a fogos florestais vigora entre 15 de junho e 15 de outubro e dispõe pelo segundo ano consecutivo de um helicóptero, cuja equipa operacional foi reforçada, contando agora com 20 elementos.

"O POCIF corresponde a um investimento de meio milhão de euros só em recursos humanos, a que acrescem 600 mil euros para o helicóptero", esclareceu Miguel Albuquerque, sublinhando que estão envolvidas todas as corporações de bombeiros da Madeira, a Polícia Florestal, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Exército e a Marinha.

O governante destacou, em particular, a importância e a eficácia do meio aéreo, bem como a utilização de 'drones' como mecanismo de "prevenção e dissuasão", considerando que "grande parte dos incêndios deriva de fogo posto".

Após 15 de outubro, o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais na Madeira e a permanência do helicóptero na região poderão ser prolongados por mais um mês em função das condições meteorológicas.

"Continuamos a fazer um grande investimento na segurança das populações e na salvaguarda e integridade do nosso património florestal", realçou Miguel Albuquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório