Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

AR aprova pesar pela morte de militante do PCP Isaura Assunção da Silva

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte da militante do PCP Isaura Assunção da Silva, que faleceu em 11 de junho aos 93 anos.

AR aprova pesar pela morte de militante do PCP Isaura Assunção da Silva
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/06/19 por Lusa

País Óbito

O texto, apresentado pela bancada comunista, recorda Isaura Assunção da Silva Borges Coelho, nascida em Portimão, a 20 de junho de 1926.

"Isaura Borges Coelho foi uma lutadora pelos direitos das mulheres e, de forma muito particular, dos direitos das enfermeiras, designadamente por melhores condições de trabalho nos hospitais, contra os horários de 12 horas, os escassos dias de folgas, as velas contínuas e as péssimas condições de alimentação e habitabilidade das enfermeiras nas instituições", refere o voto do PCP.

O texto lembra o seu percurso político, que começou como ativista do MUD Juvenil, tendo sido presa em 1953 pela PIDE é brutalmente espancada, sujeita a um longo período de isolamento, só vindo a ser libertada em 1957.

"Após a sua libertação, aderiu ao PCP, e em 1962 casou, no Forte de Peniche, com o historiador António Borges Coelho que aí se encontrava preso", referem os comunistas.

Em 2002, Isaura Assunção Silva foi agraciada com a Ordem da Liberdade pelo Presidente Jorge Sampaio.

"A Assembleia da República reunida em sessão plenária, expressa o seu pesar pelo falecimento de Isaura Assunção Silva Borges Coelho e endereça ao seu marido, Professor António Borges Coelho e à sua filha Dr.ª Sónia Borges Coelho, e ao PCP, as suas condolências", lê-se na parte resolutiva do voto hoje aprovada, e ao qual o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, também se associou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório