Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Novo canil intermunicipal avança este ano no distrito de Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai avançar este ano com a construção de um canil, em Évora, para acolher os animais abandonados nos 14 concelhos do distrito, revelou hoje o presidente da entidade.

Novo canil intermunicipal avança este ano no distrito de Évora
Notícias ao Minuto

10:47 - 21/06/19 por Lusa

País Animais

"Não é fácil acolher todos os animais, sobretudo, depois da proibição de abate e, de acordo com as necessidades identificadas, entendemos avançar para a construção de um canil intermunicipal", afirmou à agência Lusa o presidente da CIMAC, Carlos Pinto de Sá.

Segundo o também autarca de Évora, o projeto está a ser desenvolvido pela CIMAC em colaboração com a empresa GESAMB, que gere e explora o Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora.

O novo canil intermunicipal, indicou o presidente da CIMAC, vai "nascer" num terreno situado na área do aterro da GESAMB, perto de Évora, fruto de um investimento de cerca de 100 mil euros, com apoio de fundos atribuídos pelo Governo.

"Já estamos a preparar o concurso público" para as obras, adiantou Pinto de Sá, referindo que "se tudo correr bem durante este ano haverá construção".

O autarca sublinhou que o canil intermunicipal vai "suprir uma carência" que existe no distrito, explicando que "vários municípios, como o de Évora, têm canis municipais, mas ainda há um conjunto muito vasto de animais que não tem esse tipo de apoio".

O espaço "vai ter dois módulos para acolhimento de, pelo menos, 50 cães e também zonas de hotel, passeio e de banho e uma zona para gatos com as mesmas características", precisou, notando que o canil vai servir "aqueles animais que não encontrem acolhimento nos canis municipais".

O presidente da CIMAC e autarca de Évora observou que, na capital de distrito, "o canil municipal já não fazia abate" de animais antes de a nova lei entrar em vigor e que as novas regras trouxeram novos desafios.

"Em muitos casos, [o abate] era a solução. Para se poder acolher novos animais os que estariam mais debilitados ou em piores condições eram abatidos e davam o lugar a outros. Agora, procura-se salvaguardar todos os animais", disse.

A lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entrou em vigor a 23 de setembro de 2018.

A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório