Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Levantada a interdição a banhos nas praias de Carcavelos

Já foi levantada a interdição a banhos nas praias de Carcavelos e Tamariz devido à presença de algas, anunciou o ministro do Ambiente esta sexta-feira.

Levantada a interdição a banhos nas praias de Carcavelos
Notícias ao Minuto

10:16 - 21/06/19 por Melissa Lopes

País Ambiente

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes anunciou que a interdição a banhos nas praias de Carcavelos também já foi levantada e afirmou que as algas encontradas nas águas do Algarve (que deram origem ao fenómeno maré vermelha) "não têm rigorosamente nada a ver com aquelas que apareceram em Carcavelos". 

"Sabemos hoje que não há problema nenhum", disse Matos Fernandes, sublinhando que são "fenómenos naturais que acontecem e que acontecerão". 

No caso das algas que apareceram em Carcavelos na tarde de ontem, quinta-feira, verificou-se que eram apenas algas de outra cor, adiantou o ministro, referindo que não há qualquer perigo para os banhistas. 

A interdição a banhos foi uma medida de "precaução". "Quando aparecem estes fenómenos que, sendo naturais não são normais, por precaução - porque as algas podem ter alguma toxicidade -  é inibida a prática balnear", explicou o governante em declarações aos jornalistas durante uma visita à praia de Alvor, onde foi feita um reforço do cordão dunar que separa o mar da ria. 

"O que de facto não é um fenómeno natural foi mesmo um esforço grande dos dois ministérios de colocar aqui estes 250 mil metros cúbicos de areia reforçando muito cordão dunar (...) Para que a praia de Alvor venha a ter o seu perfil que tinha na década de 60", congratulou-se Matos Fernandes. 

No mesmo sentido, a Capitania do porto de Cascais disse à Lusa que foi decidido hoje hastear a bandeira verde em todas as praias do concelho e que as algas em questão não são nocisas. "A situação de aparecimento de algas é normal, recorrente, não é confundível com o que se passou na costa algarvia durante a semana passada e, como tal, não representa um perigo de saúde pública", disse o capitão Pereira da Terra.

De acordo com o responsável, as bandeiras vermelhas foram hasteadas como "medida de precaução" e ainda assim "só em algumas concessões e não em toda a praia de Carcavelos", sobretudo "pelo incómodo que poderia causar a grande concentração de algas no areal e em parte marítima".

"Hoje, porque as condições meteorológicas já estão diferentes, ainda se verifica alguma concentração de algas, mas muito menor do que ontem e, não representando um perigo para saúde pública, foi decidido voltar a hastear a bandeira verde em todas as praias do concelho de Cascais", avançou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório