Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Primavera despede-se com temperaturas a chamar o verão (mais a Sul)

Para esta quinta-feira ainda estão previstos aguaceiros a Norte, mas a Sul as temperaturas já pedem um mergulho no mar.

Primavera despede-se com temperaturas a chamar o verão (mais a Sul)
Notícias ao Minuto

08:06 - 20/06/19 por Melissa Lopes

País Meteorologia

Junho está a ser um mês inconstante, com temperaturas mais baixas do que o esperado (e desejado) por muitos daqueles que escolhem o mês para começar a ir a banhos. Em todo o caso, a verdade é que boa parte de junho pertence à primavera que hoje se despede com um “até para o ano”.

Para esta quinta-feira, último dia de primavera, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para a região norte e sul, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado entre o meio da manhã e o final da tarde.

Está ainda prevista a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, em especial nas regiões do interior a norte da Serra da Estrela durante a tarde. O IPMA assinala também uma pequena descida da temperatura mínima e, paralelamente, uma subida da máxima nas regiões do interior.

A Sul, está previsto céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado no interior até meio da manhã e na costa sul do Algarve. O vento soprará  fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste, tornando-se moderado (25 a 35 km/h) a partir da tarde, e por vezes forte (até 45 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir do final da tarde, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde.

De acordo com o IPMA, está prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. É esperada também a Sul uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No que toca a temperaturas previstas para esta quinta-feira, dia de feriado religioso, os distritos de Évora e de Portalegre vão chegar aos 28ºC de máxima, Faro e Beja aos 27ºC. Santarém vai registar 26ºC e  Portalegre 25ºC. Lisboa não irá além dos 23ºC. Nos restantes distritos do Norte  e Centro, as temperaturas máximas variam hoje entre os 20ºC na Guarda e em Aveiro, os 21ºC no Porto e os 25ªC em Braga e Bragança. 

Na Madeira, o Funchal regista hoje 24ºC de temperatura máxima, com previsão de aguaceiros. Em Porto Santo, a temperatura prevista é a mesma, mas sem chuva à mistura. 

Nos Açores, onde as máximas variam entre os 22ºC e os 23ºC, a previsão para esta quinta-feira é de chuva em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo.Já em Ponta Delgada, a previsão é de céu parcialmente nublado.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório