Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Zoo de Santo Inácio tem três novas crias de lémure vermelho

Animais nasceram no dia 13 de abril, depois de uma gestação de 102 dias.

Zoo de Santo Inácio tem três novas crias de lémure vermelho
Notícias ao Minuto

23:14 - 19/06/19 por Natacha Nunes Costa

País Animais

A família do Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, continua a crescer e tem três novas crias de lémure vermelho (varecia rubra).

Os animais, dois machos e uma fêmea, nasceram a 13 de abril, depois de uma gestação de 102 dias.

Conta o Zoo, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que as crias têm uns pais “extremosos que cuidaram delas em todas as fases”. Ao contrário do que acontece em outras espécies de lémures, em que as crias andam permanentemente agarradas à mãe, no caso dos varecia rubra os recém-nascidos permanecem no ninho ao cuidado do pai, enquanto as mães procuram alimento.

Os lémures vermelhos são uma das 40 espécies que o Zoo de Santo Inácio acolhe, ao abrigo do programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), pertencente à Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).

Esta espécie, conhecida por ter um tom avermelhado, é tal como todos os lémures endémica de Madagáscar. Vivem até aos 20 anos e pesam até 2 quilos, na fase adulta, alimentando-se, essencialmente, de folhas, frutos e sementes.

Os lémures vermelhos foram considerados uma espécie em perigo de extinção, principalmente, devido à perda de habitat e à caça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório