Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Levantada a interdição. Já se pode ir a banhos no Algarve

Desde o início da semana que não era permitido tomar banho nas águas do mar entre a Ilha Deserta e a Quarteira.

Levantada a interdição. Já se pode ir a banhos no Algarve
Notícias ao Minuto

12:57 - 19/06/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Maré Vermelha

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou, esta quarta-feira, a interdição a banhos que estava em vigor desde segunda-feira devido ao aparecimento de microalgas na água das praias do Algarve, entre a Ilha Deserta e Quarteira.

“Dada a evolução da situação e face ao resultado das análises efetuadas pelo IPMA e da informação da Autoridade de Saúde Regional, de que não se mostram descritos casos de intoxicação em humanos pela toxina identificada, procede-se ao levantamento do desaconselhamento de banho nas praias compreendidas entre a Ilha Deserta e a praia das Açoteias”, lê-se no comunicado emitido pela APA.

Ainda assim, a Agência Portuguesa do Ambiente aconselha os cidadãos, em especial crianças e grupos vulneráveis, a evitarem tomar banho nas “zonas onde ainda se verifique alguma densidade” da mancha de microalgas.

A interdição, recorde-se, foi imposta por causa de uma mancha de dinoflagelados (Dynophyceae) que surgiu na água do mar, pois estes organismos podem produzir substâncias que são tóxicas para os humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório