Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
24º
MIN 20º MÁX 27º

Edição

Vai de férias? Peça à polícia para vigiar a sua casa

Operação da PSP, que tem a GNR como parceira, já está no terreno. No Dia Europeu de Prevenção dos Furtos em Residências, a polícia reforça a existência da mesma.

Vai de férias? Peça à polícia para vigiar a sua casa

A época de férias de verão é um convite aos assaltantes de casas, pois as mesmas encontram-se sem ninguém que se possa aperceber das movimentações dos criminosos.

E é exatamente para combater este fenómeno que as autoridades lançaram, no dia 15 de junho, a operação Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2019 que visa “incrementar o sentimento de segurança em zonas balneares, áreas turísticas e comerciais, residenciais e parques de estacionamento adjacentes, bem como nos principais eixos rodoviários sob a sua responsabilidade, assegurando nesses locais, um elevado índice de visibilidade”.

Por outras palavras, a PSP – tal como a GNR – permite aos cidadãos que possam ir de férias garantindo a segurança das suas habitações durante esse período (até dia 15 de setembro). Como? É simples: basta registar-se no site da operação Verão Seguro indicando a sua morada e o tempo durante o qual estará ausente.

Desta forma, a respetiva força de segurança irá reforçar o patrulhamento nessa zona para verificar a existência, ou não, de sinais que indiquem a preparação do crime de furto em residências.

Em comunicado enviado às redações, a PSP recorda aquela que tem sido a tendência deste tipo de crime e que é de decréscimo, como se pode ver no gráfico abaixo.

Notícias ao Minuto© PSP

Conselhos das autoridades para quem vai de férias

  • Instalar um alarme contra intrusão e informe as forças de segurança com jurisdição na sua área de residência
  • Dê uma aparência de atividade à sua residência
  • Peça a alguém que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, e ligue a iluminação interior algumas noites
  • Não divulgue a estranhos que vai de férias
  • Verifique e feche bem as portas e janelas
  • Não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio; peça a alguém da sua confiança para a recolher
  • Catalogue, se possível, os seus objetos de valor e anote os seus números de série.
  • Se possível, saia de casa para gozar as suas férias, às horas com menos movimento
  • Informe o seu vizinho de confiança: ele é a sua segurança mais próxima - a solidariedade entre vizinhos inibe a ação dos marginais
  • Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objetos de arte.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório