Juízos de Família e Menores de Leiria e Alcobaça abrem em setembro

Os juízos de Família e Menores de Leiria e Alcobaça vão entrar em funcionamento no próximo mês de setembro, estabelece uma portaria publicada hoje em Diário da República.

Notícia

© iStock

Lusa
17/06/2019 16:41 ‧ 17/06/2019 por Lusa

País

Tribunais

A portaria, assinada pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, determina que o Juízo de Família e Menores de Leiria (sede de distrito) e o de Alcobaça "entram em funcionamento no dia 01 de setembro".

Os dois juízos eram reclamados há vários anos e a sua abertura chegou a estar prevista para janeiro deste ano, segundo o juiz Carlos Oliveira, presidente da Comarca de Leiria.

Em declarações à agência Lusa, em julho de 2018, o juiz defendeu que a abertura dos dois novos juízos permitiria criar um eixo "ao longo de toda a comarca, de norte a sul, cobrindo geograficamente [o distrito] e tornando a justiça de Família e Menores mais próxima dos cidadãos".

Em Leiria, o novo juízo abrangerá a sede do distrito e os concelhos de Marinha Grande, Porto de Mós e Batalha.

Deverá ficar localizado nas antigas instalações do Departamento de Investigação e Ação Penal, onde o Estado continua a pagar uma renda mensal de 6.100 euros, apesar de o espaço não albergar serviços judiciais desde 02 de novembro de 2017.

"Será preciso apenas uma adaptação, mas penso que não é uma adaptação muito complicada", referiu na altura Carlos Oliveira.

Em Alcobaça, o Juízo de Família e Menores abrangerá também o vizinho concelho da Nazaré e ficará instalado numa antiga escola, próxima do Palácio da Justiça.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas