Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Proposto interesse nacional para fragmento de âncora romana descoberto

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) propôs ao Governo dar interesse nacional a um cepo em chumbo de âncora romana descoberto no fundo do mar, junto às Berlengas, foi hoje publicado em Diário da República.

Proposto interesse nacional para fragmento de âncora romana descoberto
Notícias ao Minuto

15:52 - 17/06/19 por Lusa

País Mar

Após deliberação favorável do Conselho Nacional de Cultura em janeiro, a DGPC decidiu propor ao Governo vir a atribuir essa classificação a um cepo de âncora romana em chumbo, proveniente de recolhas arqueológicas subaquáticas realizadas no mar da Reserva Natural das Berlengas, no distrito de Leiria.

"O bem em causa corresponde ao maior cepo desta tipologia e época descoberto em território nacional, apresentando, além disso, um estado de conservação notável. É por si só um testemunho da cultura romana em território português com indiscutível importância científica, cultural e patrimonial", refere a diretora-geral, no parecer a que a agência Lusa teve acesso.

O fragmento encontra-se à guarda da DGPC, no depósito do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática.

Em julho de 2018, vários especialistas em arqueologia náutica e subaquática requereram à DGPC a classificação do achado.

O cepo de âncora, agora submetido a processo de classificação, foi avistado em julho de 1989 e recolhido em setembro de 1991 por técnicos do Museu Nacional de Arqueologia, a 25 metros de profundidade.

Junto à Reserva Natural das Berlengas, foram recolhidos diversos materiais do período romano, nomeadamente cepos de âncoras e ânforas, que levaram os investigadores a realizar várias missões de estudo.

De acordo com os especialistas, a ilha da Berlenga foi utilizada para fundeadouro de embarcações comerciais de médio e longo curso, que percorriam as rotas de ligação entre o Mediterrâneo e os territórios romanos atlânticos.

Os investigadores falam da existência, desde esse período, de um ancoradouro na ilha, considerada por isso um ponto estratégico nas ligações entre o Mediterrâneo e o Atlântico, o que explica a descoberta de materiais cerâmicos originários de centros de produção mediterrânicos e lusitanos na ilha.

Por esse motivo, o maior conjunto de achados de ânforas, encontrados em meio marítimo, foi recolhido junto às Berlengas, assim como o maior conjunto de cepos de âncora da costa portuguesa, conjuntos que se encontram no Museu Nacional de Arqueologia, no Museu de Peniche e no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório