Meteorologia

  • 17 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

EUA reconhecem "capacidade de interlocução" de Portugal com África

O ministro português da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou hoje que os Estados Unidos da América reconhecem a Portugal "uma particular capacidade de interlocução" com o continente africano, após uma reunião em Washington.

EUA reconhecem "capacidade de interlocução" de Portugal com África

"Os Estados Unidos reconhecem que Portugal tem conhecimento particular do continente africano, obviamente algumas partes mais do que outras, mas que, desde sempre, o nosso enfoque tem sido dirigido a África e, nesse sentido, veem como muito útil o diálogo connosco sobre problemas africanos", afirmou o ministro em declarações à agência Lusa.

João Gomes Cravinho encontrou-se hoje com o secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos da América, Patrick Shanahan, no Pentágono, e as relações entre Portugal e o continente africano foram um dos tópicos abordados.

"Falámos de Moçambique, falámos da República Centro-Africana, falámos do Sahel e falámos do Golfo da Guiné", elencou o governante português, adiantando que os dois debateram "um conjunto de temas relacionados com o continente africano".

"Acredito que os Estados Unidos não falem desses temas com todos os aliados, mas connosco falaram", salientou João Gomes Cravinho, indicando que os EUA reconhecem a Portugal "uma particular capacidade de interlocução para os temas africanos".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório