EUA reconhecem "capacidade de interlocução" de Portugal com África

O ministro português da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou hoje que os Estados Unidos da América reconhecem a Portugal "uma particular capacidade de interlocução" com o continente africano, após uma reunião em Washington.

Ministro da Defesa considera aumento de efetivos nas Forças Armadas um desafio

© Lusa

Lusa
14/06/2019 22:38 ‧ 14/06/2019 por Lusa

País

Gomes Cravinho

"Os Estados Unidos reconhecem que Portugal tem conhecimento particular do continente africano, obviamente algumas partes mais do que outras, mas que, desde sempre, o nosso enfoque tem sido dirigido a África e, nesse sentido, veem como muito útil o diálogo connosco sobre problemas africanos", afirmou o ministro em declarações à agência Lusa.

João Gomes Cravinho encontrou-se hoje com o secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos da América, Patrick Shanahan, no Pentágono, e as relações entre Portugal e o continente africano foram um dos tópicos abordados.

"Falámos de Moçambique, falámos da República Centro-Africana, falámos do Sahel e falámos do Golfo da Guiné", elencou o governante português, adiantando que os dois debateram "um conjunto de temas relacionados com o continente africano".

"Acredito que os Estados Unidos não falem desses temas com todos os aliados, mas connosco falaram", salientou João Gomes Cravinho, indicando que os EUA reconhecem a Portugal "uma particular capacidade de interlocução para os temas africanos".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas