Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pescador ajuda a resgatar três tartarugas do meio do lixo na Madeira

Os animais foram encontrados entre redes de pesca e lixo.

Pescador ajuda a resgatar três tartarugas do meio do lixo na Madeira
Notícias ao Minuto

17:50 - 14/06/19 por Notícias Ao Minuto

País Madeira

Três tartarugas e uma cagarra, que não sobreviveu, foram encontradas presas por entre fios de nylon e outros materiais de pesca e rodeadas por grandes quantidades de lixo, na Madeira. Felizmente acabaram por ser libertadas, na manhã desta sexta-feira, por um pescador amador. 

Segundo conta a TVI24, que esteve no local com o homem que resgatou os animais, João Sousa recolheu um bote cheio de lixo, em menos de uma hora, no mar do Norte da Madeira. Redes, utensílios de pesca, muito plástico foi o que recolheu principalmente, mas entre tudo isso vinham também duas tartarugas grandes, uma pequena e a ave.

"Encontrei duas grandes e esta pequena. As outras soltei porque não as conseguia trazer no bote e trouxe esta para sensibilizar as pessoas porque tem de se limpar isto, se não os animais acabam todos assim", alertou João, acrescentando que a pequena tartaruga que tinha na mão tinha um "pedaço de sarapilheira à volta do pescoço".

O pescador explicou ainda que "há muitas medusas na costa" e que quando as tartarugas vêm comê-las acabam por ser apanhadas pelo lixo, porque "as medusas estão junto com a lixeira".

No caso da cagarra, que acabou por não sobreviver, João referiu que a ave deverá ter feito um mergulho para dentro de água à procura de peixe, mas que terá ficado logo enleada nas redes não conseguindo voltar para cima.

Segundo o pescador a maioria do lixo que aparece naquela zona da Madeira não é português. "Vem dos outros lados, encontramos cucos, por exemplo, e nós não temos cucos na Madeira. Devem vir da Califórnia, das Caraíbas, hoje em dia o mundo é pequeno".

A tartaruga mais pequena acabou por ser entregue aos biólogos locais para receber tratamento para um ferimento ligeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório