Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

PSD quer discutir "falhanços" do transporte marítimo com Vasco Cordeiro

O líder do PSD/Açores pediu hoje uma reunião com "caráter urgente" ao presidente do Governo Regional para abordar os "falhanços" na operação de verão de transporte marítimo de passageiros e viaturas na região.

PSD quer discutir "falhanços" do transporte marítimo com Vasco Cordeiro
Notícias ao Minuto

14:24 - 14/06/19 por Lusa

Política Açores

Citado numa nota de imprensa, Alexandre Gaudêncio considera que "são demasiados os falhanços na operação de transporte marítimo de passageiros", que é assegurada pela transportadora pública Atlanticoline.

"Ao fim de tantos anos, não se compreende como é que ainda se falha nesta área e sem ter um 'plano B'. Foi o caso recente do atraso e cancelamento da vinda do navio 'Azores Express', por exemplo", afirma Alexandre Gaudêncio.

Para o dirigente social-democrata, estas "sucessivas falhas põem em causa a economia de muitas ilhas, sobretudo as mais pequenas", sendo "tempo de pedir satisfações ao Governo Regional, sobretudo a Vasco Cordeiro", que preside ao executivo.

"O PSD/Açores vai pedir uma reunião, com caráter urgente, ao presidente do governo para manifestar a nossa preocupação e perceber o que vai ser feito para resolver estes problemas", declarou.

Alexandre Gaudêncio quer que Vasco Cordeiro "assuma a sua responsabilidade política" nesta matéria, acrescentando que "os açorianos já não podem contar com um executivo que não tem sabido governar em áreas fundamentais como os transportes".

A Atlânticoline anunciou na terça-feira que fretou o navio "Aqua Jewel" para assegurar a operação de verão, depois de o armador do "Azores Express" ter rescindido o contrato.

"Apesar de todos os esforços e empenho da Atlânticoline para garantir o navio 'Azores Express' na operação sazonal de 2019, tal não foi possível, uma vez que o armador, face aos sucessivos atrasos no cumprimento das suas obrigações contratuais, apresentou a rescisão do contrato no passado dia 09 de junho", avançou a empresa em comunicado de imprensa.

Habitualmente, a operação de verão de transporte de passageiros e viaturas da Atlânticoline é feita com recurso a dois navios, um rápido e um convencional, que ligam todas as ilhas dos Açores, exceto o Corvo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório